"Is there a text in this class?"
Keywords:
Texto, significado, contexto, comunicação, interpretação, pressuposição, comunidade interpretativa,Abstract
Neste capítulo 13, que tem o mesmo nome da obra a que pertence, "Is there a text in this class?", Stanley Fish tenta demonstrar, a partir de um diálogo real mantido entre um colega de faculdade e urna aluna, que a apreensão dos significados de um texto qualquer depende não da pré-existência de significados determinados ligados ao texto, mas da inserção dos interlocutores dentro de um mesmo sistema interpretativo e de uma mesma comunidade interpretativa. Isso inclui as circunstancias, crenças e suposições que cercam a produção do texto. Noutros termos, a comunicação se dá dentro de situações que supõem uma estrutura de pressuposições e práticas relevantes com relação a objetivos e propósitos pré-existentes. O Autor tenta igualmente demonstrar como essa maneira de conceber a inteligibilidade dos textos não conduz, como temem os seus adversarios, nem ao solipsismo nem ao relativismo.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Manuscripts accepted for publication and published are property of Alfa: Revista de Linguística. It is forbidden the full or partial submission of the manuscript to any other journal. Authors are solely responsible for the article's content. Translation into another language without written permission from the Editor advised by the Editorial Board is prohibited.