A exclusão da didática silábica na alfabetização: um equívoco da aplicação da psicogênese na língua escrita

Autores

  • Olympio Correa de Mendonça

Palavras-chave:

Lingüística e alfabetização, psicogênese da escrita, didática pré-silábica, didática silábica,

Resumo

O artigo analisa o problema da exclusão da didática silábica na alfabetização por força de aplicações equivocadas da psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro, e mostra que a análise da palavra em sílabas e a síntese das sílabas em novas palavras é critério básico para o entendimento de que a palavra escrita representa a palavra falada, e que a silabação, contextualizada por um tema gerador, integra seu caráter mecanicista no processo e torna-se significativa.

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Como Citar

MENDONÇA, O. C. de. A exclusão da didática silábica na alfabetização: um equívoco da aplicação da psicogênese na língua escrita. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 37, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3935. Acesso em: 26 set. 2022.