Os significados de escrever no ensino superior: a produção textual no discurso de professores e alunos de um curso de letras

Autores

  • Maria Eliete de Queiroz UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Departamento de Letras Estrangeiras do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia”. Pau dos Ferros – RN – Brasil.
  • José Cezinaldo Rocha Bessa UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Departamento de Letras Estrangeiras do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia”. Pau dos Ferros – RN – Brasil.
  • Adriana Morais Jales UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Departamento de Letras Estrangeiras do Campus Central. Mossoró – RN – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1509-4

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Produção textual, Ensino superior, Letras, Professores e alunos,

Resumo

Seguindo uma tendência crescente de trabalhos que, no campo dos estudos da linguagem e da educação, investigam a produção textual escrita de alunos do ensino superior e as dificuldades que estes apresentam para produzir textos comunicativamente relevantes e bem-sucedidos, objetivamos aqui examinar o trabalho com os gêneros textuais na prática de produção de textos escritos no ensino superior. Nesse sentido, focalizaremos particularmente o exame de duas questões: a finalidade dos gêneros textuais produzidos por alunos de um curso de Letras e os possíveis interlocutores dos gêneros textuais por eles produzidos. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a alunos e professores de uma instituição pública de ensino superior. O trabalho adota a concepção de linguagem como processo de interação e as reflexões sobre gêneros do discurso advindas dos estudos do Círculo de Bakhtin, bem como as discussões acerca dos gêneros e de seu ensino apresentadas por outros estudiosos. Os resultados apontam que o ensino de produção de textos no contexto de sala de aula do ensino superior atende fundamentalmente às especificidades das disciplinas; revelando ainda poucas iniciativas que possibilitem situações autênticas de interação comunicativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eliete de Queiroz, UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Departamento de Letras Estrangeiras do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia”. Pau dos Ferros – RN – Brasil.

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1993), é mestre e doutora em Estudos da Linguagem, Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005; 2013). Atualmente é professora adjunto III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência de pesquisa em estudos e análises de textos, em produção textual, em gêneros textuais e em ensino.

José Cezinaldo Rocha Bessa, UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Departamento de Letras Estrangeiras do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia”. Pau dos Ferros – RN – Brasil.

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Assistente IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros. Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, em Linguística Aplicada e em Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, escrita acadêmica e comunicação científica

Adriana Morais Jales, UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Departamento de Letras Estrangeiras do Campus Central. Mossoró – RN – Brasil.

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1995), especialização em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus Avançado de Pau dos Ferros - RN e cursa Doutorado em Estudos da Linguagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do texto e do discurso, ensino de língua inglesa, gêneros textuais e livro didático. 

Publicado

23/09/2015

Edição

Seção

Artigos Originais