A linguagem da colaboração crítica no desenvolvimento da agência de professores de ensino médio em serviço
DOI:
https://doi.org/10.1590/1981-5794-1711-7Palavras-chave:
Colaboração crítica, Pesquisa crítica de colaboração, Agência relacional, Agência transformativa,Resumo
Objetiva-se, neste artigo, discutir a linguagem da colaboração crítica no desenvolvimento da agência (EDWARDS, 2005, 2007; YAMAZUMI, 2007; ENGESTRÖM, 2007, 2008, 2009, 2011; ENGESTRÖM e SANNINO, 2011; VIRKKUNEN, 2006a, 2006b) de professores de Ensino Médio em serviço, tomando-se como contexto de pesquisa o projeto de formação de professores, LEDA – Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas, realizado em escola pública de município da Grande São Paulo. Metodologicamente, está ancorado na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (MAGALHÃES, 2009; 2011; 2012), caracterizada como pesquisa de intervenção com foco na desencapsulação e transformação da aprendizagem escolar, e organizado em encontros quinzenais com 6 professores de diferentes áreas do conhecimento, 1 coordenadora pedagógica da área de Linguagem e 4 pesquisadores da área da Linguística Aplicada. Os encontros de formação focalizam as relações entre os participantes a partir da discussão sobre práticas didático-pedagógicas. Com base na análise dos dados coletados por meio de videogravação, resultados preliminares ressaltam mudanças na significação atribuída pelos participantes a respeito das práticas didático-pedagógicas realizadas em sala de aula e indicam posicionamentos assumidos pelos professores participantes de modo consciente e teoricamente fundamentado, caracterizando o desenvolvimento de agência relacional e transformativa, bem como a emergência de uma prática profissional responsiva.Downloads
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Publicado
19/12/2017
Como Citar
NININ, M. O. G.; MAGALHÃES, M. C. C. A linguagem da colaboração crítica no desenvolvimento da agência de professores de ensino médio em serviço. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 61, n. 3, 2017. DOI: 10.1590/1981-5794-1711-7. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/8548. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
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