Stress assignment of -mente adverbs in Portuguese: discussion of prosodic and rhythmic aspects

Authors

  • Thais Holanda de Abreu-Zorzi Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, São Paulo
  • Gladis Massini-Cagliari Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Departamento de Linguística, Araraquara, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1807-7

Keywords:

Adverbs ending in -mente, Stress assignment, Prosody, Archaic Portuguese, Brazilian Portuguese,

Abstract

This article aims to present a discussion about the prosodic behavior of adverbs in -mente in Archaic Portuguese (AP) and Brazilian Portuguese (BP) under the Prosodic and Metrical Phonology bias. For the description of the prosodic status of these adverbs, especially in AP, a corpus composed of 420 cantigas [a genre of poetry] in praise of the Virgin Mary, known as Cantigas de Santa Maria (CSM), and 1251 secular cantigas (510 cantigas de amigo, 431 cantigas de escárnio e maldizer and 310 cantigas de amor). On the other hand, a part of the database from “Corpus Online do Português” [Online Corpus of the Portuguese Language], prepared jointly by researchers Michael Ferreira, from Georgetown University, and Mark Davies, from Brigham Young University, was elected as study corpus of the BP. From the collection and analysis of the adverbial forms ending in -mente in the corpora, it has been concluded that, from the prosodic perspective, the adverbial forms ending in -mente are compounds (one lexical stress and one secondary stress) in both AP and BP, since such adverbs may be considered elements formed of independent parts among themselves, where the Stress Assignment Rule operates in different domains: in bases already inflected and in the “suffix” ending in -mente.

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Author Biographies

Thais Holanda de Abreu-Zorzi, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, São Paulo

Doutora (2016) e mestre (2012) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP/ Araraquara -Faculdade de Ciências e Letras, sendo bolsista FAPESP de 2010 a 2016. É Licenciada e Bacharel (2009) em Letras (Português-Espanhol) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e Linguística Histórica, trabalhando com temas relacionados à fonologia da língua portuguesa atual e do período arcaico. Suas investigações focalizam questões de ordem prosódica e processos fonológicos do português. (Fonte: Currículo Lattes)

Gladis Massini-Cagliari, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Departamento de Linguística, Araraquara, São Paulo

É Bacharel e Licenciada em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (1987), onde cursou também o Mestrado e o Doutorado em Linguística. Concluiu o Mestrado em 1991 e o Doutorado, em 1995. Fez Pós-Doutorado na University of Oxford, em 2002-2003. Em 2005, obteve a Livre-Docência em Fonologia, no Departamento de Lingüística, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Araraquara, onde exerce atualmente a função de Professor Titular (concurso realizado em outubro de 2015). Suas atividades incluem a atuação como: coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Araraquara, de 2004 a 2007; Vice-Presidente do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (biênio 2005-2007) e editora da revista Estudos Linguísticos (2005-2007); membro do Comitê de Avaliação da Capes, área de Letras e Lingüística (2005-2010); coordenadora do Grupo de Trabalho em Estudos Medievais da ANPOLL - Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística, de agosto de 2008 a julho de 2012; co-editora da revista Alfa (A1) (2012-2016). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Fonologia do Português: Arcaico & Brasileiro. Atua como membro do Comitê Assessor da área de Letras e Linguística (CA-LL) do CNPq (2016-2019). É autora de 6 livros e organizadora de outros 7, tendo publicado diversos artigos em periódicos, capítulos de livros e textos completos em anais, no Brasil e no exterior, nas áreas de Linguística Histórica, Fonologia, Alfabetização. Sua pesquisa está concentrada principalmente na busca de pistas nos registros das cantigas medievais profanas e religiosas que permitam vislumbrar a história do ritmo e da prosódia do português, de suas origens até os dias de hoje. Atualmente, é Pró-Reitora de Graduação da UNESP (gestão 2017-2021). (Fonte: Currículo Lattes)

Published

08/08/2018

How to Cite

ABREU-ZORZI, T. H. de; MASSINI-CAGLIARI, G. Stress assignment of -mente adverbs in Portuguese: discussion of prosodic and rhythmic aspects. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 62, n. 2, 2018. DOI: 10.1590/1981-5794-1807-7. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/10493. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Papers