Processamento de frases e contexto discursivo

Autores

  • Marcus Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Faculdade de Letras. Rio de Janeiro - RJ - Brasil. Departamento de Linguística. https://orcid.org/0000-0002-1583-3334

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1911-4

Palavras-chave:

Processamento sintático, Efeitos do contexto discursivo, Rastreamento ocular,

Resumo

Investiga-se o curso temporal dos subprocessos da compreensão de frases, procurando-se determinar se o processador é estritamente sintático em sua análise inicial ou se já acessa informações de natureza semântica e discursiva a tempo de influenciar a análise sintática. São reportados dois estudos com falantes de português brasileiro, para aferir efeitos de contexto discursivo no processamento. O primeiro revisita o processamento de Sintagmas Preposicionais ambíguos e encontra efeito do discurso prévio apenas nas medidas finais, que monitoram a interpretação. O segundo usa a técnica de rastreamento ocular (eye-tracking) para aferir a busca de antecedente para o sujeito de oração com verbo no infinitivo flexionado, encontrando efeito do discurso prévio tanto na medida final ou off-line, quanto na medida on-line. Discutem-se possíveis razões para as diferenças entre os efeitos de informações discursivas nos dois experimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Faculdade de Letras. Rio de Janeiro - RJ - Brasil. Departamento de Linguística.

MARCUS MAIA é doutor em Linguística pela University of Southern California - USC, (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Processamento da Linguagem como pesquisador visitante na City University of New York - CUNY (2003-2004). Foi professor visitante no Departamento de Espanhol e Português e no Language Acquisition Research Center da University of Massachusetts Amherst, no primeiro semestre de 2012 e no Departamento de Linguística da Massey University, Nova Zelândia, no segundo semestre de 2017. Atualmente é professor titular de Linguística do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ. É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1C (CNPq) e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Membro fundador da Rede Nacional de Ciência para a Educação. Fundou e coordena o Laboratório de Psicolingüística Experimental (LAPEX). Coordenou o Grupo de Trabalho de Psicolinguística da ANPOLL no biênio 2006-2008. Atua nas áreas de Psicolinguística, Teoria e Análise Linguística e Línguas Indígenas Brasileiras, desenvolvendo pesquisas e orientando projetos sobre processamento sintático e lexical, sintaxe experimental, teoria da gramática, psicolinguística e educação, línguas indígenas. 

Publicado

19/11/2019

Como Citar

MAIA, M. Processamento de frases e contexto discursivo. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 63, n. 3, 2019. DOI: 10.1590/1981-5794-1911-4. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/10627. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais