Eu acabei de escrever o artigo – um estudo sobre ambiguidade em construções com o verbo acabar

Autores

  • Alessandro Boechat de Medeiros Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdades de Letras, Rio de Janeiro - RJ - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9925-2643

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e11868

Palavras-chave:

Alçamento, Controle, Culminação, Recência, Estrutura argumental,

Resumo

Sentenças com o verbo acabar seguido de uma oração infinitiva encabeçada pela preposição de apresentam duas leituras. Uma, que chamarei de culminativa, aponta para o menor subevento final de um evento denotado pelo verbo no infinitivo; a outra, que chamarei de leitura de recência, coloca o tempo do evento da oração infinitiva relativamente próximo, e anterior, a outro tempo tomado como referência. Neste artigo, proponho que as duas leituras envolvem estruturas e interpretações para o verbo acabar radicalmente distintas. O trabalho, assumindo o arcabouço teórico da Morfologia Distribuída, apresenta evidências de que: (1) na leitura culminativa, temos, tipicamente, controle, enquanto na leitura de recência, alçamento; (2) as orações infinitivas na leitura de recência veiculam informação temporal/aspectual não veiculada pelas infinitivas na leitura culminativa; (3) enquanto na leitura culminativa o verbo acabar introduz um subevento do evento denotado pela oração infinitiva, na leitura de recência o verbo somente veicula um conjunto de relações temporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Boechat de Medeiros, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdades de Letras, Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

Professor adjunto de Linguística do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

11/10/2019

Como Citar

MEDEIROS, A. B. de. Eu acabei de escrever o artigo – um estudo sobre ambiguidade em construções com o verbo acabar. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 64, 2019. DOI: 10.1590/1981-5794-e11868. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/11868. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais