The construction of the teacher’s action by English teachers for children

a view to teaching as labor

Authors

  • Giuliana Castro Brossi Universidade Estadual de Goiás (UEG). Inhumas – GO - Brazil. https://orcid.org/0000-0003-0130-843X
  • Juliana Reichert Assunção Tonelli Universidade Estadual de Londrina (UEL). Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). Londrina – PR - Brazil. https://orcid.org/0000-0001-5102-5847

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e13180

Keywords:

teaching activity, ergonomics, critical teacher education, English for children, sociodiscursive interactionism

Abstract

This article aims at recognizing the activity of teaching English as a Foreign Language to children and the dimensions of the teacher action based on the theoretical and methodological principles of the Sociodiscursive interactionism (BRONCKART, 1999-2003; 2007; 2008). The data were resumed from two case studies from 2013/2014 and 2015/2016. The theoretical input examines the existing gap in the Humanities curriculum education regarding teaching English to children in Brazil (ROCHA; BASSO, 2007, 2012; ROCHA; TONELLI; SILVA, 2010; TONELLI; FERREIRO; BELO-CORDEIRO, 2017; SANTOS; BENEDETTI, 2009), on behalf of children’s particularities (VYGOTSKY, 1998), and education for a critical citizenship (ROCHA; BASSO, 2007; PESSOA; BORELLI, 2011). Teaching as labor and how the teacher’s action is shaped (FAῘTA, 2004; AMIGUES, 2004; MACHADO, 2004) anchor the analyses of the teachers’ reflections. Data were generated through interviews and a reflexive session based upon a drawing (TONELLI, 2016). Data analyses reinforced the relevance of teacher education targeted at the specific traces of the English to children teaching education activity, composed of every dimension of the human being. It also revealed teachers’ beliefs about teaching EFLC in public schools as well as traces of linguistic imperialism influence.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giuliana Castro Brossi, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Inhumas – GO - Brazil.

Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB) e doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, é docente efetiva no Departamento de Letras da UEG Câmpus Inhumas. Seus interesses de pesquisa centram-se na formação de professores de língua inglesa segundo a perspectiva crítica, ensino de inglês para crianças na escola pública, comunidades de prática de professores de inglês para crianças e ações extensionistas e a transformação social. 

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). Londrina – PR - Brazil.

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) (http://www.uel.br/pos/ppgel/) e do Mestrado Profissional de Línguas Estrangeiras Modernas (http://www.uel.br/pos/meplem/). Membro do GT de Formação de Professores da Anpoll e líder do grupo de pesquisa FELICE/ CNPq. Possui graduação em Administração de empresas pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado (2005) e doutorado (2012) em Estudos da Linguagem (UEL). Tem estágio de pós-doutorado em Didática das Línguas pela Universidade de Genebra UNIGE (2013) onde desenvolveu estudos sobre a sensibilização à compreensão e produção de textos escritos no ensino e aprendizagem de inglês em crianças e na UNB (2018) quando investigou o letramento em avaliação da aprendizagem de línguas por crianças. Atuou como professora de inglês em uma escola bilíngue e como professora e coordenadora da área de Língua Inglesa na rede particular de ensino na cidade de Londrina. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas. Possui especial interesse nas práticas de sala de aula e de formação de professores de línguas estrangeiras em contexto de estágio, de iniciação à docência e formação de professores no âmbito das políticas públicas voltadas à contextos (in)explorados tais como o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras nas séries iniciais de escolarização e a alunos com necessidades educacionais específicas. Foi chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL e, atualmente, é Diretora Pedagógica da Coordenaria de Processos Seletivos (COPS) na mesma Universidade.

Published

31/08/2021

How to Cite

BROSSI, G. C.; TONELLI, J. R. A. The construction of the teacher’s action by English teachers for children: a view to teaching as labor. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 65, 2021. DOI: 10.1590/1981-5794-e13180. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/13180. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Papers