Representations about the teaching of Portuguese Language in a rural school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e14214

Keywords:

mother language, teacher education, discourse

Abstract

This research investigates discursive representations about the teaching of the Portuguese Language (PL), in a rural school in the Northern Region of Brazil. We take a transdisciplinary approach to Applied Linguistics and use theoretical assumptions of science education and discursive theories of language. Such assumptions inform the qualitative approach of the linguistic analysis carried out. The research data are constituted from a semi-structured interview, carried out before a pedagogical intervention within the scope of the research project ConGraEduC (CNPq 441194/2019-2). For this scientific paper, we considered the answers presented by students from basic education to eight out of fifteen questions in a script. For the analysis of the answers, we considered the interweaving between the intra and interdiscourse, in order to investigate the memory evoked by the participants when enunciating about PL and, especially, about grammar. Results suggest that grammar is represented both by a silencing and by the discourse of normativity once students claim not to know it and conceive language as a mere set of rules.

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Author Biographies

Kiahra Antonella, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora no Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Palmas - TO - Brasil.

É Doutoranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Linguística Aplicada), mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tem experiência em docência na Educação Básica, em coordenação tecnológica e como formadora do Programa Um Computador por Aluno - PROUCA/MEC/UFT, responsável por preparar profissionais da escola para o uso integrado das tecnologias digitais ao currículo. Atuou como professora de Língua Portuguesa e Inglesa na rede estadual de ensino do Tocantins bem como em cursos de graduação pelo Instituto particular IDESP Educacional. Atualmente é professora efetiva da educação básica e tecnológica do Instituto Federal do Tocantins ( IFTO). 

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas - TO - Brasil.

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. É professor Associado IV da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico, no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Foi docente do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ 1D). É representante regional (Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil) da comissão gestora da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (2017-2020). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura, formação de professores e educação científica. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. Foi membro da Diretoria (2016-2017) e do Conselho Consultivo (2018-2019) da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (ANPOLL). 

Cristiane Carvalho de Paula Brito, Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU). Uberlândia - MG - Brasil.

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada no Curso de Letras-Inglês na Universidade Federal de Uberlândia. Atua no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, na linha Linguagem, Ensino e Sociedade. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Polifônicos. Principais temas de interesse: formação de professores de línguas, ensino-aprendizagem de línguas em diferentes contextos, produção de material didático, letramentos, Análise do Discurso. 

Published

08/03/2022

How to Cite

ANTONELLA, K.; SILVA, W. R.; BRITO, C. C. de P. Representations about the teaching of Portuguese Language in a rural school. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 66, 2022. DOI: 10.1590/1981-5794-e14214. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/14214. Acesso em: 27 jul. 2024.

Issue

Section

Papers