A função de conectores argumentativos no texto da proposta curricular de Minas Gerais
Keywords:
Proposta curricular de Minas Gerais, Conectores, Argumentação, Modularidade,Abstract
Este artigo propõe um estudo do texto da proposta curricular do Estado de Minas Gerais, verificando aspectos da relação instaurada entre a instância de produção da proposta – a Secretaria de Educação – e a instância de destinação dessa proposta – o professor de português da rede estadual de ensino. Centrando a atenção no emprego dos conectores, a análise realizada adota os pressupostos teóricos do Modelo de Análise Modular do Discurso, para investigar em que medida esse emprego é decorrente da maneira como a Secretaria de Educação “imagina” o professor ao qual se dirige. O que se constatou foi um predomínio dos conectores que marcam a relação genérica de argumento. Na proposta curricular, esses conectores são empregados com a função de direcionar a leitura do professor, explicitando que as informações por eles introduzidas são argumentos, justificativas, explicações ou exemplos, cujo papel é o de convencer esse professor de que novas concepções de língua e de linguagem devem guiar a sua prática em sala de aula.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
CUNHA, G. X. A função de conectores argumentativos no texto da proposta curricular de Minas Gerais. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 54, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/2877. Acesso em: 21 dec. 2024.
Issue
Section
Papers
License
Manuscripts accepted for publication and published are property of Alfa: Revista de Linguística. It is forbidden the full or partial submission of the manuscript to any other journal. Authors are solely responsible for the article's content. Translation into another language without written permission from the Editor advised by the Editorial Board is prohibited.