Um possível diálogo entre a teoria das operações enunciativas e a aquisição: identidade semântica e produtividade discursiva

Authors

  • Márcia Romero

Keywords:

Enunciação, Aquisição da linguagem, Identidade semântica,

Abstract

A partir de diálogos estabelecidos com o conceito de “função integrativa” da unidade linguística postulado por Émile Benveniste (1995) e com os conceitos de “noção” e “forma esquemática” postulados pela Teoria das Operações Enunciativas de Antoine Culioli (1990), sustentamos, neste artigo, que a identidade semântica da unidade linguística deve ser buscada no próprio desenrolar do processo enunciativo. Esses diálogos, ao estimularem uma ampla refl exão sobre o que vem a ser a matéria semântica da “palavra”, permitem, no abandono de toda estabilidade anterior à interação discursiva, avançar hipóteses sobre alguns dos temas que tanto interessam à aquisição de linguagem, em particular, à questão da produtividade da “palavra-frase” ou dos enunciados de um único termo que caracterizam os primeiros enunciados da criança. Permitem ainda mostrar, por meio da conceituação de “enunciado” como organização de “marcadores”, a criatividade enunciativa infantil relacionada à própria ausência de categorização gramatical prévia atribuída aos termos observados nas interações constitutivas da produção verbal da criança em seus primeiros enunciados.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

21/12/2010

How to Cite

ROMERO, M. Um possível diálogo entre a teoria das operações enunciativas e a aquisição: identidade semântica e produtividade discursiva. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 54, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3183. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Papers