A retificação em textos infantis: um olhar dialógico
Keywords:
Língua escrita, Retifi cação textual, Reescrita, Narrativas infantisAbstract
Este trabalho tem por objetivo investigar as marcas de retifi cação utilizadas por crianças de 1ª e 2ª séries durante o processo de produção textual. Para tanto, baseamo-nos na Psicolinguística, ao apresentarmos e questionarmos os modelos de revisão de base cognitiva para o processamento da escrita de Bartlett (1982), Scardamalia e Bereiter (1987), Hayes et al. (1987) e White e Arndt (1995) e ao evidenciarmos a importância dessas marcas na fase de aquisição da língua escrita pela criança; nas contribuições do dialogismo bakhtiniano, ao considerarmos o valor interativo e dialógico das retifi cações nos textos infantis; e nos estudos de Ginzburg (1989), ao analisarmos essas marcas nos textos como singulares. A partir de uma tipologia de operações linguísticas propostas por Fabre (1986), realizamos um estudo qualitativo das marcas retifi cativas detectadas nos textos das crianças. Os resultados demonstraram que as marcas deixadas pelas crianças no momento da escrita são reveladoras da intensa atividade interativa e dialógica de aquisição da linguagem, representando o outro como componente essencial na construção da signifi cação. Os resultados levam-nos à conclusão de que tomar a retifi cação textual enquanto fenômeno interativo e dialógico é mostrar à escola a existência de sujeitos que interagem através dos diversos usos da língua.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Manuscripts accepted for publication and published are property of Alfa: Revista de Linguística. It is forbidden the full or partial submission of the manuscript to any other journal. Authors are solely responsible for the article's content. Translation into another language without written permission from the Editor advised by the Editorial Board is prohibited.