O discurso da norma na gramática de João de Barros
Keywords:
Semiótica discursiva, história das idéias lingüísticas, discurso da gramática, discurso da norma, intertextualidade,Abstract
O estudo sobre o discurso da norma na Gramática de João de Barros é parte de uma pesquisa em desenvolvimento acerca do discurso da norma em gramáticas da língua portuguesa, do século XVI à atualidade, no âmbito do projeto coletivo "História das idéias linguisticas no Brasil: ética e política das línguas". As gramáticas são analisadas como discursos, na perspectiva teórica e metodológica da semiótica discursiva francesa. São examinados, particularmente, três procedimentos discursivos: as modalizações dos sujeitos e dos objetos, que constituem três tipos de discursos da norma - a norma natural, predominante em João de Barros, a norma prescritiva e a norma usual - ; as projeções enunciativas de pessoa e de tempo na gramática em exame; as relações intertextuais entre o discurso da norma na gramática e os discursos gramaticais da época, com que João de Barros concorda, e também com o discurso colonialista português, o da Monarquia e o da Igreja, da época, discursos que sua gramática ajuda a construir, sobretudo pelos exemplos.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Manuscripts accepted for publication and published are property of Alfa: Revista de Linguística. It is forbidden the full or partial submission of the manuscript to any other journal. Authors are solely responsible for the article's content. Translation into another language without written permission from the Editor advised by the Editorial Board is prohibited.