Publicidade e figurativização
Keywords:
Semiótica, figurativização discursiva, sensorialidade, criatividade, ideologia, publicidade,Abstract
Examinam-se neste artigo as diferentes funções do procedimento de figurativizaçãodos discursos, na perspectiva da semiótica discursiva de linha francesa. A figurativização assinala,com os temas, a determinação sócio-histórica e ideológica dos discursos; dá aos discursostemático-figurativos coerência semântica; participa, nos discursos temáticos, das estratégiasde persuasão argumentativa, com figuras ocasionais e esparsas; concretiza os temasabstratos e produz efeitos de realidade; cria efeitos de concretização sensorial e dá "corporalidade"ao discurso e às relações entre enunciador e enunciatário; contribui para a produção deefeitos de novidade e de criatividade estética, para dar prazer estético ao destinatário e paraque enunciador e enunciatário partilhem instantes de "perfeição". Foram analisadas, entre outras,figuras das diferentes idades do homem, em anúncios publicitários de bancos, apresentadosna imprensa escrita, de agosto de 2000 a abril de 2004.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Manuscripts accepted for publication and published are property of Alfa: Revista de Linguística. It is forbidden the full or partial submission of the manuscript to any other journal. Authors are solely responsible for the article's content. Translation into another language without written permission from the Editor advised by the Editorial Board is prohibited.