O trabalho do professor-estagiário de língua portuguesa: uma atividade direcionada a quem?
Keywords:
Professor-estagiário, Abordagem dialógica, Direcionamento da atividade,Abstract
Este artigo apresenta uma reflexão acerca do trabalho do professor-estagiário de língua portuguesa, considerando a importância e a complexidade dessa atividade. Fundamentado na teoria bakhtiniana e nas ciências do trabalho, este estudo, de caráter qualitativo, tem como objetivo investigar para quem é direcionada a atividade dos professores de língua portuguesa durante o período de estágio supervisionado, de modo a observar qual é a influência desse direcionamento no desenvolvimento do trabalho docente. Para tanto, são analisados enunciados concretos produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas com três alunos do curso de Letras de uma universidade privada do interior do Rio Grande do Sul. Resultados apontam para o fato de que a questão do direcionamento da atividade é bastante conflituosa, pois, apesar de os estagiários considerarem que deveriam ter o aluno como principal destinatário, nem sempre isso se concretiza, já que precisam adequar seu trabalho a exigências distintas, muitas vezes divergentes de seus próprios pontos de vista.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
28/06/2013
How to Cite
HINZ, J. R.; DI FANTI, M. da G. C. O trabalho do professor-estagiário de língua portuguesa: uma atividade direcionada a quem?. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 57, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4660. Acesso em: 25 dec. 2024.
Issue
Section
Papers
License
Manuscripts accepted for publication and published are property of Alfa: Revista de Linguística. It is forbidden the full or partial submission of the manuscript to any other journal. Authors are solely responsible for the article's content. Translation into another language without written permission from the Editor advised by the Editorial Board is prohibited.