Aspecto inerente e passado imperfectivo no português: atuação dos princípios da persistência e da marcação

Authors

  • Raquel Meister Ko. Freitag UFS – Universidade Federal de Sergipe. Centro de Educação e Ciências Humanas – Núcleo de Pós-Graduação em Letras. São Cristóvão – SE – Brasil

Keywords:

Passado imperfectivo, Gramaticalização, Motivações convergentes,

Abstract

Neste texto são apresentados indícios da ação dos princípios da persistência (HOPPER, 1991) e da marcação (GIVÓN, 2001) na gramaticalização das formas de expressão do passado imperfectivo no português. O controle do aspecto inerente ao verbo em um modelo quantitativo apontou que o traço aspectual [dinamismo] determina as associações entre formas na expressão do passado imperfectivo, por conta do histórico aspectual de PPROG, marcado com relação direta com o traço [+ dinâmico], e IMP, associado com o traço [- dinâmico] por conta do seu histórico de marcar distanciamento. Esses resultados sugerem que a persistência e a marcação podem ser consideradas motivações convergentes no processo de variação na expressão do passado imperfectivo.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

FREITAG, R. M. K. Aspecto inerente e passado imperfectivo no português: atuação dos princípios da persistência e da marcação. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 55, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4737. Acesso em: 2 jul. 2024.

Issue

Section

Papers