Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem

Authors

  • Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld Universidade Federal de São Carlos

Keywords:

Fóruns online, Pensamento crítico, Estágio supervisionado de língua estrangeira, Formação inicial de professores de línguas,

Abstract

Este trabalho tem como objetivo apresentar o recorte de uma investigação que focalizou a formação inicial de professores de língua estrangeira (alemão e inglês) e lançou luzes sobre os estágios obrigatórios do quarto ano, considerando a possibilidade que fóruns online de um ambiente virtual podem oferecer para a manifestação do pensamento crítico dos futuros professores. Analisamos os temas abordados e as mensagens de três fóruns, com base no conceito de pensamento crítico e no modelo teórico de Investigação Prática de Garrison, Anderson e Archer (2000, 2001). Para uma melhor compreensão das fases nas discussões dos tópicos, utilizamos o modelo dos autores, identificando também alguns marcadores discursivos característicos de cada uma delas, com base nos pressupostos da Linguística Sistêmico- Funcional (HALLIDAY, 1994) e nos tipos de movimentos conversacionais (moves) propostos por Eggins e Slade (1997). A partir dos subsídios teóricos selecionados e da análise dos dados, foi possível desenvolver um novo modelo e concluir que o fórum online pode ser considerado uma importante ferramenta para a manifestação do pensamento crítico de professores e para uma formação crítico-reflexiva, em um contexto marcado por especificidades da sociedade de informação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Letras, mestrado pela UFSCAR na área de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e doutorado em Linguística pela Unesp, campus Araraquara. Atualmente é pós-doutoranda no Departamento de Letras da UFSCAR, participa do grupo de pesquisa LEETRA (Letramentos, Etnicidades e Estilo em Transição), atuando em diferentes projetos que envolvem o uso de tecnologias para o ensino e aorendizagem.

Published

14/03/2014

How to Cite

ROZENFELD, C. C. de F. Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 58, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/5495. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Papers