A look upon the emergency of contemporary Applied Linguistics through Complex Systems perspective

Authors

  • Rogério Casanovas Tilio UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro - Departamento de Letras Anglo-Germânicas. Rio de Janeiro – RJ
  • Lesliê Vieira Mulico IFRJ – Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro - Departamento de Ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos. Rio de Janeiro – RJ https://orcid.org/0000-0003-2752-4501

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1612-1

Keywords:

Contemporary AL, Complex systems, Change,

Abstract

This paper, product of meta-research associated with some documental analysis, aims to revisit the history of Applied Linguistics (AL) in the light of Complex Systems: systems with different types of elements which connect and interact in different and changing ways. This history is approached in relation to change, upon the notion that AL is a system of living agents and in ongoing processes of coadaptation to the environment, be it within or outside the associations to which they adhere. For such, five characteristics are identified in AL trajectory: a) adaptive; b) non-linear; c) open; d) dynamic(al); e) having heterogeneous agents. Therefore, we intend to corroborate the historical perspective about the emergency of autonomous AL as a system in ongoing and incessant process of change.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rogério Casanovas Tilio, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro - Departamento de Letras Anglo-Germânicas. Rio de Janeiro – RJ

Possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) e Mestrado em Lingüística Aplicada, além de Especialização em Língua Inglesa. É Professor Adjunto de Língua Inglesa e Coordenador de Graduação de Letras Anglo-germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Setor de Língua Inglesa e no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Foi coordenador de área de Inglês do PIBID/CAPES na instituição (2012-2015) e desde 2015 é coordenador pedagógico do programa Inglês sem Fronteiras, também da CAPES. Seus interesses de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, (multi)letramentos, ensino de línguas e formação de professores. Vêm atuando na diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) desde 2012 (tesoureiro no biênio 2012-2013, vice-presidente no biênio 2014-2015 e tesoureiro eleito para o biênio 2016-2017).

Lesliê Vieira Mulico, IFRJ – Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro - Departamento de Ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos. Rio de Janeiro – RJ

Lesliê Mulico é professor de inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, onde também atua elaborando e escritor materiais didáticos para o ensino de língua inglesa no contexto escolar. É doutorando em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Linguística (2013) e especialista (2009) em Linguística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolve pesquisa voltada ao ensino-aprendizagem de língua inglesa no viés do Letramento Crítico e dos Multiletramentos Flerta com a Teoria da Complexidade e Linguística Cognitiva. Suas áreas de interesse são: ensino-aprendizagem de línguas adicionais, aquisição e desenvolvimento de L2, materiais didáticos.

Published

07/12/2016

How to Cite

TILIO, R. C.; MULICO, L. V. A look upon the emergency of contemporary Applied Linguistics through Complex Systems perspective. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 60, n. 3, 2016. DOI: 10.1590/1981-5794-1612-1. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/7989. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Papers