Estudos comportamentais e de neuroimagem sobre multitarefa: uma revisão de literatura

Autores

  • Cyntia Bailer UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras - Pós-Graduação em Inglês. Florianópolis – SC – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9049-8003
  • Lêda Maria Braga Tomitch UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras - Pós-Graduação em Inglês. Florianópolis – SC – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1608-8

Palavras-chave:

Multitarefa, Dupla tarefa, Estudos comportamentais, fMRI, Revisão de literatura,

Resumo

Esta revisão de literatura objetiva articular evidências de estudos comportamentais e de neuroimagem que têm sido conduzidos sobre multitarefa, nos quais pelo menos uma das tarefas envolve linguagem. De forma bem simples, ser multitarefa é lidar com mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Achados de seis estudos comportamentais e de cinco estudos de neuroimagem foram articulados com a literatura para corroborar duas hipóteses consagradas na área, de que (1) ser multitarefa resulta em demonstrar desempenho inferior em uma das tarefas (PASHLER, 1994; SCHMIDT, 2001), e de que (2) ser multitarefa envolve sincronizar e utilizar de forma mais eficiente os recursos neuronais disponíveis (SALVUCCI; TAATGEN, 2011; JUST; BUCHWEITZ, 2014). Os estudos selecionados investigam compreensão auditiva e direção; compreensão auditiva e desempenho de tarefas de rotação mental; escuta dicótica e compreensão; leitura/participação em palestra e envio de mensagens; bilinguismo; o papel da inteligência e da capacidade de memória de trabalho; os efeitos do treinamento; e as escolhas multitarefa em gerações diferentes. Os resultados advindos dos estudos revisados corroboram a literatura e mostram que menos voxels são ativados em uma rede de áreas cerebrais em situação multitarefa que ao desempenhar as tarefas individualmente. Implicações dos achados para a educação também são tratados na revisão. Estudos futuros podem contribuir ao pesquisar os mecanismos cerebrais que permitem e limitam os indivíduos ser multitarefa, os efeitos do aprendizado em condições de distração bem como a maneira como o ensino pode evoluir para guiar as novas gerações.

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Biografia do Autor

Cyntia Bailer, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras - Pós-Graduação em Inglês. Florianópolis – SC – Brasil.

Doutoranda em Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: Linguagem e Cognição) do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Previsão de conclusão: fev/2016.

Lêda Maria Braga Tomitch, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras - Pós-Graduação em Inglês. Florianópolis – SC – Brasil.

Professora Titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC. Doutora em Linguística Aplicada pela UFSC. Pós-doutora na área de Psicologia Cognitiva, pela Universidade de Carnegie Mellon - EUA. Interessa-se por estudos na área da compreensão e produção escritas, envolvendo tanto os aspectos cognitivos como os instrucionais, com especial atenção à implementação dos processos de leitura no cérebro.

Publicado

25/08/2016

Como Citar

BAILER, C.; TOMITCH, L. M. B. Estudos comportamentais e de neuroimagem sobre multitarefa: uma revisão de literatura. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 60, n. 2, 2016. DOI: 10.1590/1981-5794-1608-8. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/8133. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais