As práticas de linguagem na aula de língua portuguesa no Ensino Fundamental

sobre o que estamos falando?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e18064

Palavras-chave:

Aula de Língua Portuguesa, Práticas de linguagem, Análise documental, Construto metateórico

Resumo

Diferentes investigações em Linguística Aplicada, no Brasil, têm buscado estudar o trabalho com as práticas de linguagem nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, seja à luz de pesquisas de cunho etnográfico, de pesquisa-ação, por exemplo, seja sob panoramas da análise de documentos e discursos. Dentro dessa abordagem, nosso artigo tem como objetivo propor uma discussão teórico-metodológica sobre o conceito de ‘práticas de linguagem’ que orbita em documentos parametrizadores nacionais, a partir da qual procuramos sistematizar um construto metateórico sobre esse conceito, olhando, mais especificamente, para a disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para tanto, em termos teóricos, nos situamos nos preceitos dos Estudos Dialógicos da Linguagem e, em termos metodológicos, nos ancoramos nos pressupostos da Metateorização e da Análise Documental. Os resultados demonstram que, nos documentos analisados, reverberam sentidos convergentes/aproximativos em relação às ‘práticas de linguagem’ como usos linguísticos em situações reais e como unidades ou eixos de ensino e de aprendizagem. A partir dos resultados, o estudo em tela propõe um panorama metateórico em torno deste conceito, não apenas retomando questões nucleares já demonstradas na análise documental, como questões outras, que ratifiquem a visão social, ideológica e política do trabalho com ‘práticas de linguagem’ na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

02/08/2024

Como Citar

ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. As práticas de linguagem na aula de língua portuguesa no Ensino Fundamental: sobre o que estamos falando?. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 68, 2024. DOI: 10.1590/1981-5794-e18064. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/18064. Acesso em: 31 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais