Metalinguagem e empréstimo na mensagem publicitária

Autores

  • Ieda Maria Alves

Palavras-chave:

Estrangeirismo, empréstimo, metalinguagem, autonímia,

Resumo

A mensagem publicitária, que pressupõe uma rápida e correta decodificação por parte dos receptores, assim como uma exigência de novidade, apresenta muitas vezes elementos estrangeiros acompanhados de tradução. Nesta fase, o termo estrangeiro é empregado metalingüisticamente e sentido como externo à língua: constitui um estrangeirismo. Passa a ser empréstimo, elemento integrado à língua, na medida em que é empregado sem tradução e sem marcas gráficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ALVES, I. M. Metalinguagem e empréstimo na mensagem publicitária. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 28, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3670. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais