Estratégias e adjacências: revisitando conceituações

Autores

  • Maria Inez Mateus Dota

Palavras-chave:

Estratégias, estratégias de leitura, estratégias cognitivas, estratégias metacognitivas, ensino de língua estrangeira,

Resumo

Este artigo analisa a conceituação do termo "estratégias", comparando-o com termos próximos, tais como "táticas", "habilidades", "processos" e "planos", no contexto de ensino de leitura em língua estrangeira; discute os conceitos de "estratégias de aprendizagem" e "estratégias comunicativas"; aponta para um certo consenso sob as definições discutidas e enfatiza procedimentos conscientes guiados pelo professor, visando à compreensão da língua escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DOTA, M. I. M. Estratégias e adjacências: revisitando conceituações. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 41, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4011. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais