Como é possível vivermos e convivermos em um mundo real e nos comunicarmos exclusivamente no âmbito de um universo discursivo?
Palavras-chave:
Dêixis, Referência, Cognição, GramáticaResumo
O fenômeno da dêixis tem merecido pouca atenção dos estudos linguísticos. Não éde se estranhar que assim seja, uma vez que a noção de dêixis está atrelada à própria noçãode língua e admitir a existência da dêixis implica rejeitar as noções de sistema linguísticoabstrato ou de universo discursivo, ambos separados do mundo ambiental, conforme sepostula. A questão que discutimos aqui é: Como é possível vivermos e convivermos em ummundo real, e nos comunicarmos através de um sistema linguístico abstrato ou no âmbitode um universo discursivo? Respaldados em estudos sobre a linguagem humana de baseevolucionista e cognitivista, nossa proposta é apresentar evidências de que nos comunicamosem um mundo real e de que a dêixis constitui um elo entre o mundo ambiental e a gramáticade uma língua.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Alfa: Revista de Linguística. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.