A língua portuguesa no ensino médio: conteúdos de ensino e o desenvolvimento da aula
Palavras-chave:
Língua portuguesa, Ensino médio, Aula de língua portuguesa, Concepção de língua, Prática docente, Conteúdo de ensino, Discurso de sala de aulaResumo
Neste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre o lugar da língua como conteúdo de ensino na aula de língua portuguesa, conforme pode ser observada em situações concretas. A investigação segue uma vertente de pesquisas que, na confluência dos estudos da linguagem e da educação, busca respostas para uma problemática envolvendo as atuais políticas públicas brasileiras para a educação, a formação docente e os estudos sobre o ensino da língua materna, em face da imperativa necessidade de melhoria dos atuais níveis de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos. Nesse contexto, pretendemos identificar o tratamento dado às questões de língua, analisar como o professor utiliza o livro didático e verificar as relações entre a abordagem oficial e a prática pedagógica. A pesquisa é situada na Linguística Aplicada e adota procedimentos qualitativos e etnográficos. O corpus, ora restrito à fase de desenvolvimento da aula, constitui-se de informações colhidas numa escola pública estadual do ensino médio. Os resultados indicam a necessidade de intervenções na formação docente, com aprofundamento dos componentes curriculares sobre língua e sua didatização. Conclui-se que há necessidade de pesquisas e ações efetivas sobre a formação docente, no sentido de que se estabeleçam relações funcionais entre conteúdos teóricos e práticos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28/06/2013
Como Citar
BARBOSA DA SILVA, C. M. M.; SILVA NETO, J. G. da. A língua portuguesa no ensino médio: conteúdos de ensino e o desenvolvimento da aula. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 57, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4645. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Alfa: Revista de Linguística. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.