Relações retóricas estabelecidas por orações gerundiais adverbiais

Autores

  • Juliano Desiderato Antonio UEM – Universidade Estadual de Maringá – Departamento de Letras. Maringá – PR – Brasil

Palavras-chave:

RST, Teoria da estrutura retórica do texto, GDF, Gramática discursivo-funcional, Orações gerundiais adverbiais, Orações reduzidas de gerúndio,

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor critérios para identificação das relações implícitas estabelecidas por orações gerundiais adverbiais em um corpus formado por elocuções formais (aulas) e entrevistas. Para isso, tomam-se como fundamento teórico da pesquisa duas teorias funcionalistas, a Teoria da Estrutura Retórica do Texto (RST) e a Gramática Discursivo-Funcional (GDF). Na visão da RST, além do conteúdo explícito veiculado pelas orações de um texto, há proposições implícitas que surgem das relações que se estabelecem entre partes do texto. Foram utilizados os parâmetros da GDF, factualidade, pressuposição, e as camadas dos níveis representacional e interpessoal em que ocorrem as orações para a identificação das relações retóricas estabelecidas pelas orações gerundiais adverbiais. Foram encontradas relações de meio, de resultado, de condição e de propósito, o que não significa que não se reconheça, neste trabalho, que outras relações como tempo (anterioridade, posterioridade, simultaneidade), concessão, causa, dentre outras, podem ser estabelecidas por orações gerundiais adverbiais. Os parâmetros da GDF demonstraram ser eficientes na identificação das relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ANTONIO, J. D. Relações retóricas estabelecidas por orações gerundiais adverbiais. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 56, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4961. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais