A relação entre gênero e expressão verbal: uma abordagem discursiva para a manifestação da futuridade
Palavras-chave:
Futuro do presente, Gênero discursivo, Notícias com entrevista, Estruturação estratégica,Resumo
Neste artigo propomos uma descrição das formas verbais de futuro em articulação com o funcionamento discursivo do gênero em que se manifestam. Nosso enfoque concentra-se nas formas verbais que atualizam a expressão do futuro do presente no gênero radiofônico notícia com entrevista. Descrevemos a estruturação desse gênero em termos de recursos estratégicos (DIJK, 1990, 2010) que visam aumentar a percepção factual das informações veiculadas. Mostramos que o fato de as notícias com entrevista serem estrategicamente elaboradas implica não apenas que a forma de apresentação das informações é esquematicamente concebida para favorecer a interação, mas também que essa estruturação discursiva motiva a elaboração linguística do conteúdo da informação. Nossa investigação permite constatar que as formas de futuro do presente podem ser discursivamente descritas e distribuídas em decorrência de três diferentes eventos prospectivos que integram: eventos programados, eventos da interação em curso e eventos procedimentais. Além disso, nosso estudo mostra a viabilidade de se estabelecer uma relação entre gênero discursivo e expressão verbal, visto que algumas formas de futuridade, como o futuro perifrástico progressivo, são favorecidas por práticas discursivas como as notícias com entrevista.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14/03/2014
Como Citar
CINTRA, M. R. A relação entre gênero e expressão verbal: uma abordagem discursiva para a manifestação da futuridade. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 58, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/5363. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Alfa: Revista de Linguística. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.