Kaspar Hauser: de uma cadeia a outra

Autores

  • João Carlos Cattelan UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v7i1.1768

Palavras-chave:

Kaspar Hauser, discurso, efeito de sentido, injunção, discourse, effect of sense, injunction

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer uma análise, dentre outras tantas possíveis, do filme O Enigma de Kaspar Hauser, de Werner Herzog, produzido na Alemanha em 1974. Para um comentarista do filme, o diretor propõe ao espectador um questionamento sobre se seria possível civilizar alguém que tenha tido contato com uma determinada cultura fora do tempo previsto. Defende-se, aqui, que não é esta a problemática com a qual Herzog está às voltas: entende-se que o diretor efetivamente realiza uma reflexão de caráter sociológico, visando a demonstrar que o percurso percorrido pelo protagonista (e pelos homens em geral) o leva de uma cadeia a outra. Uma delas, a primeira (uma cadeia física, espacial e material), limita os passos a serem dados e as figuras geométricas a serem desenhadas com o movimento corporal; a outra, a segunda (uma prisão simbólica calcada em condições de verossimilhança), limita as opções de valores que se pode ter e os princípios axiológicos que se devem partilhar. Acredita-se que a primeira prisão, visível na seqüência de fotogramas que alcança o olho do espectador, refere-se à construção de uma série de “metáforas” destinada a ser sobre-determinada pelo efeito de sentido de que a prisão sobre a qual efetivamente se fala é aquela produzida pela sociedade que enreda seus membros, fazendo-os participar de uma doxa comum à qual só é possível se render e aceitar.

Biografia do Autor

João Carlos Cattelan, UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor do Curso de Letras da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, e do mestrado em Letras, campus de Cascavel, na área de Análise do Discurso.

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Publicado

26/07/2009

Edição

Seção

Artigos