50 ANOS DE ESTUDOS SOBRE A ENUNCIAÇÃO NA SEMIÓTICA BRASILEIRA
50 YEARS OF THE ENUNCIATION STUDIES IN BRAZILIAN SEMIOTICS
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v16i2.18501Palavras-chave:
Análise interna. Análise externa. Debreagem. Embreagem. Éthos. Estilo.Resumo
Este artigo tem a finalidade de historiar as contribuições teóricas da semiótica brasileira à teoria da enunciação proposta por Greimas. Em 1974, foi publicado, na revista Significação, um texto de Greimas, em que ele estabelece a postura epistemológica para a constituição de uma teoria da enunciação. Depois de resenhar esse trabalho, são mostradas as contribuições teóricas feitas por pesquisadores brasileiros a essa teoria: análise da enunciação como o lugar de conexão do que foi chamado análise interna e análise externa; desenvolvimento do sistema de projeções da enunciação no enunciado e da gramática sócio-semiótica que preside às relações entre enunciador e enunciatário; estudo da construção dos atores da enunciação, por meio de recorrências, que criam um efeito de individualidade do discurso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.