O DISCURSO DA VIOLÊNCIA MASCULINA: SILÊNCIO E POLISSEMIA COMO RESISTÊNCIA
THE DISCOURSE OF MALE VIOLENCE: SILENCE AND POLYSEMY AS RESISTANCE
Palavras-chave:
Discurso. Violência. Machismo. Silêncio. Resistência.Resumo
Considerando o horizonte teórico da Análise de Discurso de linha francesa, os estudos de Michel Pêcheux (1993, 1995a, 1995b) e os conceitos de efeito de sentido, implicação e discurso transverso, pretendo analisar dois recortes discursivos retirados do seriado “Las Viudas de Los Jueves” (“As viúvas das quintas-feiras”), da plataforma de streaming Netflix. Relativos ao episódio 5, “Família Maldonado”, os recortes incidem, sobremaneira, sobre os discursos de Gustavo e Carla Maldonado, quando ele, tentando justificar a agressão à esposa, permite acesso ao imaginário que paira sobre certo tipo de homem que usa a violência para impor a vontade à mulher e fazê-la se tornar o espelho desejado. Carla, já que não tem como confrontá-lo no plano físico, vale-se do silêncio para construir a resistência, a separação e a contradição frente à ideologia machista e misógina. Para a análise, valho-me também de outros autores, sobretudo de Bourdieu (1999 e 2011).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.