TERRITÓRIO, CORPO E RESISTÊNCIA: O GRITO DA TERRA E O IMAGINÁRIO MATERNO EM DISTÂNCIA DE RESGATE
TERRITORY, BODY AND RESISTANCE: THE CRY OF THE EARTH AND THE MATERNAL IMAGINARY IN DISTÂNCIA DE RESGATE
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v18i2.20324Resumo
A noção de Antropoceno tem fomentado reflexões que compreende o ambiente como uma construção política, simbólica e discursiva (Pádua, 2022), especialmente nas representações literárias das crises ecológicas atuais. Nesse contexto, o romance Distância de resgate, da argentina Schweblin (2021), apresenta uma narrativa que entrelaça drama familiar, terror psicológico e colapso ambiental, revelando a fragilidade dos vínculos humanos frente a um mundo caótico. Desse modo, este trabalho tem por objetivo analisar como a obra agrega, em sua dimensão narrativa, a atualização de estruturas mítico-simbólicas para representar os conflitos socioambientais em contextos latino-americanos marcados por processos de (pós)modernização. Assim, investiga as tensões entre a humanidade e a natureza, demonstrando como o texto opera e revela uma simbologia que coloca em cena a relação indivíduo e sociedade na apreensão do desastre socioambiental. Para tanto, são mobilizadas teorias críticas da literatura latino-americana contemporânea (Ludmer, 2010; Ette, 2016; Alves, 2022) e dos estudos do imaginário (Durand, 2002; Jung, 2014, 2016) numa perspectiva Semiótica Antropológica (Rodrigues, 2011), que permite uma visão pansemiótica e pancrônica de abordagem dos estudos literários. O estudo conclui que a trama pode ser lida como um evento semiótico que reinscreve símbolos coletivos (como a mãe protetora, o sacrifício, a metamorfose) em novas configurações culturais marcadas pela toxicidade e pela perda da distância de resgate entre o eu e o outro, o humano e o ambiente.
Palavras-chave: Literatura latino-americana. Antropoceno. Imaginário. Maternidade. Distância de resgate.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.