Autoria e contradição no processo discursivo de reformulação de livros

Autores

  • Adriana Pozzani de La Vielle e Silva UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v7i2.2211

Palavras-chave:

autoria, formação Discursiva, identidade

Resumo

Como pensar discursivamente a edição revista e seu processo de escrita? A Teoria da Análise do Discurso (tal como desenvolvida especialmente por Pêcheux, Orlandi e Indursky) sustenta esta discussão a respeito do processo discursivo de reformulação de livros e, por aí, acerca da reformulação de domínios de saber. Interessando-nos as reconfigurações científicas internas, observamos o trabalho de autoria na materialidade linguístico-histórica de pares de edições, a fim de examinar, de um lado, as relações entre o sujeito-autor e as duas versões de um livro seu, e, de outro lado, o estatuto discursivo da edição revista.

Biografia do Autor

Adriana Pozzani de La Vielle e Silva, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFRGS. Professora de Língua Portuguesa

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Publicado

19/01/2010

Edição

Seção

Artigos