A programação temporal no cinema: a representação da ordem dos acontecimentos

Autores

  • Odair José Moreira Silva USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v7i2.2215

Palavras-chave:

semiótica francesa, enunciação, programação temporal, cinema

Resumo

As possibilidades que o cinema oferece para as análises que envolvem a categoria do tempo no âmbito da enunciação são muitas. Uma delas está notadamente centrada naquilo que a semiótica francesa entende por programação temporal, ou seja, a representação da ordem dos acontecimentos. A história em um filme pode ser contada de diversas maneiras e os acontecimentos podem ser ordenados em decorrência das exigências estabelecidas por uma maneira de contá-los. Partindo dessa premissa, o que se pretende com este trabalho é verificar como o cinema opera com essa particularidade da categoria do tempo e como a programação temporal é representada na diegese dos filmes. Para isso, certos aspectos serão observados aqui como orientadores da representação da ordem dos acontecimentos: a simultaneização, a sucessão e a inversão.

Biografia do Autor

Odair José Moreira Silva, USP - Universidade de São Paulo

Doutorando em Semiótica e Linguística Geral pelo Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e pesquisador do CNPq

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Publicado

19/01/2010

Edição

Seção

Artigos