Representação sígnica nas artes: a evolução da utilização dos signos na produção artística

Autores

  • Flávia Campos Junqueira UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v7i2.2220

Palavras-chave:

produção artística, <b>signos</b>, tecnologias da comunicação

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo as transformações na utilização dos signos na produção artística, destacando alguns momentos históricos específicos das artes plásticas, como forma de exemplificar a ideia proposta. As tecnologias da comunicação entram em foco como impulsionadoras de novos estímulos à produção artística do século XX. Um paralelo entre as duas áreas é traçado por meio da Teoria Semiótica, na qual o conceito de signo é definido, possibilitando acompanhar as transformações ocorridas na utilização deste, desde a criação de máquinas capazes de reproduzi-lo, até a atualidade, quando ele pode ser “inventado” sem atenção a referências. A partir disto, buscamos compreender como as tecnologias da comunicação aliaram-se à produção artística diversificada e, juntas, foram responsáveis por mudanças na nossa percepção estética.

Biografia do Autor

Flávia Campos Junqueira, UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Estética, Redes e Tecnocultura pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

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Publicado

19/01/2010

Edição

Seção

Artigos