CINEMA HOLLYWOODIANO E CULTURA DE MASSA – ENTRE LEITORES, ESPECTADORES E EXPECTATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v9i1.4419Palavras-chave:
cultura de massa, cinema, Hollywood, espectador, expectativa, Semiótica.Resumo
Em trabalhos anteriores, estudei o leitor contemporâneo brasileiro e a sua relação com os livros mais vendidos com vistas a entender os motivos, no plano do discurso, que os levaram a se identificar com esses produtos da cultura de massa. Esse perfil de leitor brasileiro, constituído em textos verbais, levou-me a refletir sobre o reflexo da cultura de massas no âmbito do texto sincrético, materializado nas telas do cinema hollywoodiano. As expectativas do seu enunciatário devem ser explicadas por meio da organização discursiva dos filmes e de sua imagem neles projetada. Para tanto, as produções de cinema mobilizam temas e figuras, apropriam-se de símbolos, mitos, clichês, ressignificando-os de acordo com o tipo de espectador que pretendem agradar. O suporte teórico-metodológico aplicado é o da Semiótica discursiva de base greimasiana. Os componentes do percurso gerativo de sentido e o exame das categorias da expressão serão recursos úteis para analisar duas produções hollywoodianas de cinema, X-men 3 e Crepúsculo, com o intuito de entender como cada um mobiliza a mesma figura da iconografia cristã: o Anjo da guarda. Também será apresentado como essa figura ocorre em outro discurso e que outros meios os filmes utilizam para disseminar ideologias específicas.Downloads
Publicado
27/07/2011
Edição
Seção
Artigos
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