A EPIFANIA NOS <i>TANKAS</i> DE WILSON BUENO
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v9i2.4723Palavras-chave:
epifania, ocidente, oriente, poesia brasileiraResumo
O objetivo deste trabalho é estudar a epifania nos tankas de Wilson Bueno. A composição poética tanka surgiu no Japão, por volta do ano 710 e é constituída por 31 sílabas distribuídas em cinco versos com 5-7-5-7-7 sílabas. Sua origem está no waka, forma poética que “cantava” trechos históricos e legendários da vida do povo nipônico. Wilson Bueno buscou, nos tankas, a inspiração para compor os poemas de dois de seus livros: Pequeno tratado de brinquedos (1996) e Pincel de Kyoto (2008). O presente artigo tem como objetivo mostrar a configuração da tradição milenar do tanka e o resgate dessa poesia tradicional, transfigurada e personalizada de forma moderna, na produção literária de Wilson Bueno, pois o escritor incorpora, em seus tankas, estratégias literárias de autores ocidentais do século XX, em especial a epifania, conceito proposto por James Joyce em Stephen Hero, romance escrito nos primeiros anos do século XX.Downloads
Publicado
21/11/2011
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.