AS PROJEÇÕES ENUNCIATIVAS EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marcia Andrade Morais UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v10i1.5280

Palavras-chave:

Polifonia, projeções enunciativas, efeitos de sentido, produções textuais.

Resumo

Partindo das perspectivas dos estudos sobre texto e discurso, considera-se todo discurso uma confluência de vozes que torna, por sua vez, toda fala polifônica. Nesse ponto de vista, o presente trabalho tem como objetivo analisar os modos de instauração das categorias de pessoa em textos de alunos do Ensino Médio, produzidos predominantemente na tipologia argumentativa. Para tanto, a análise comportará dois aspectos no trato dos textos dos alunos: (i) os efeitos de sentido causados pela escolha de um narrador explícito ou implícito na projeção de primeiro grau e (ii) os recursos de inserção da voz do outro utilizados pelos alunos, por meio do discurso direto, e sua força argumentativa no texto. Dessa maneira, sob o sustentáculo da teoria semiótica de linha francesa, observar-se-á de que modo os recursos utilizados pelos alunos contribuem para uma significação do todo nos textos e em que medida tais recursos são eficientes ou não para o projeto argumentativo dos textos. Nesse sentido, a análise pretende realizar um recorte das estratégias de inserção da voz do outro no discurso, focalizando as projeções de pessoa, e também tecer uma avaliação crítica com relação aos efeitos de sentido causados pelo uso desses recursos.

Biografia do Autor

Marcia Andrade Morais, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da rede pública e estudante da área de Letras no programa de Língua Portuguesa, com foco de pesquisa na área de semiótica.

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Publicado

24/08/2012

Edição

Seção

Artigos