Lendo textos verbais e não-verbais: uma abordagem semiótica

Autores

  • Glaucia Muniz Proença Lara UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v5i2.542

Palavras-chave:

texto, plano do conteúdo, plano da expressão, semi-simbolismo, text, content plan, expression plan, semi-symbolism.

Resumo

Tomando a noção de texto em sentido amplo, pretendemos, no presente artigo, mostrar a produtividade da teoria semiótica francesa – fundada por Algirdas Julien Greimas e acrescida de seus desdobramentos mais recentes, sobretudo aqueles propostos pela semiótica plástica ou visual –, na “leitura” dos planos do conteúdo e da expressão de textos tanto verbais quanto não verbais, buscando, ao mesmo tempo, apreender as relações semi-simbólicas que se instauram entre os dois planos. Com esses objetivos em mente, analisamos um poema de Mario Quintana e uma pintura de Mestre Ataíde. Palavras-chave: Texto. Plano do conteúdo. Plano da expressão. Semi-simbolismo.

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Publicado

04/03/2008

Edição

Seção

Artigos