O suingue funk da canção SLA

Autores

  • Luciane de Paula UNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v4i2.578

Palavras-chave:

suingue, funk carioca, Fernanda Abreu, SLA, semiótica da canção, swing, semiotics of the song.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da canção funk de Fernanda Abreu (FA), vista como representante da canção funk carioca contemporânea, a partir de alguns conceitos da semiótica da canção, desenvolvida por Luiz Tatit. O objetivo do artigo é refletir acerca de alguns mecanismos desenvolvidos na canção “SLA radical dance disco club” de Fernanda Abreu para persuadir seu ouvinte a tomar gosto por esse gênero musical, a participar do “baile da pesada” do funk carioca e a fazer parte do “clube SLA” de FA. Para contextualizar o leitor, primeiro, retomamos o percurso histórico do funk no Rio de Janeiro e localizamos a presença da canção de Fernanda Abreu nesse quadro, depois, abordamos os conceitos semióticos utilizados na análise da canção e, por fim, analisamos a letra da canção “SLA radical dance disco club” como exemplo das SLAs de Fernanda Abreu e de seu funk carioca, parte (à parte) desse estilo musical. Palavras-chave: Suingue. Funk carioca. Fernanda Abreu. SLA. Semiótica da canção.

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Publicado

06/03/2008

Edição

Seção

Artigos