OS PROGRAMAS NARRATIVOS DE “A CARNE DO METRÔ”, CONTO DE RODRIGO LOPES DE BARROS: DO MAIS MENOS AO MAIS MAIS

Autores

  • Milton Francisco UFAC - Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v11i2.6555

Palavras-chave:

Percurso narrativo, Programa narrativo, Actantes, Ironia, Conto, Rodrigo Lopes de Barros.

Resumo

Neste artigo, utilizando a teoria semiótica, fazemos uma leitura do conto “A carne do metrô”, de Rodrigo Lopes de Barros, jovem contista brasileiro. Exploramos especialmente os conceitos de percurso e programa narrativos, actantes, junção, competências modais do sujeito. Também, fazemos uma breve leitura do conto à luz da semiótica tensiva e tecemos considerações sobre o sentido submerso, tratando-o como ironia.

Biografia do Autor

Milton Francisco, UFAC - Universidade Federal do Acre

Professor da Universidade Federal do Acre. Doutorando na Universidade de São Paulo. Bolsista da Capes / Prodoutoral. Este artigo foi apresentado ao final da disciplina Semiótica: teoria e aplicação na canção brasileira ministrada em 2012 pelo professor Dr. Luiz Augusto de Moraes Tatit, a quem agradeço pela leitura e apontamentos, que muito contribuíram para sua publicação. Os equívocos que insistem em permanecer são todos meus.

Downloads

Publicado

22/01/2014

Edição

Seção

Artigos