A CONFIGURAÇÃO PASSIONAL DA CÓLERA NO CONTO “DEPOIS DA AULA”, DE LUIZ VILELA
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v11i2.6556Palavras-chave:
Literatura Brasileira, Conto, Luiz Vilela, Semiótica das Paixões, Cólera.Resumo
O presente trabalho visa a analisar o conto “Depois da aula” de Os melhores contos (1988) de Luiz Vilela. A narrativa conta a história de três alunos que são suspeitos de terem feito um desenho caricato da professora. O conto mostra as tentativas da professora de obter a delação do responsável pelo desenho. A situação extremamente tensa faz nascer entre os sujeitos, alunos e professora, diferentes estados de alma, tais como desespero, indiferença, medo, cólera, dentre outros. A finalidade deste trabalho é analisar a configuração patêmica da cólera nesse conto. A fundamentação teórica é a Semiótica de linha francesa, mais especificamente a chamada Semiótica das paixões. Não se fará, contudo, uma exposição teórica exaustiva e de forma sistemática de todos os conceitos teóricos utilizados neste artigo. Referir-se-á, no entanto, àqueles conceitos e procedimentos que são considerados chaves à compreensão da cólera. Em outras palavras, a natureza desse trabalho é prática. Quer-se analisar um conto da literatura brasileira, tendo como base a epistemologia passional da cólera apresentada por alguns pesquisadores que tratam do assunto.Downloads
Publicado
22/01/2014
Edição
Seção
Artigos
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