A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA SAÚDE NA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA

Autores

  • Eunice Almeida da Silva USP - Universidade de São Paulo
  • Anderson Vinicius Romanini USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v12i2.7200

Palavras-chave:

Comunicação, Formação do profissional de saúde, Semiose, Plano de cuidados, Semiótica.

Resumo

Este ensaio apresenta uma proposta de referencial teórico para a formação do profissional da área da saúde baseado na filosofia pragmática de Charles Sanders Peirce, mais especificamente na classificação dos tipos de raciocínios, na concepção de diagrama e na descrição do processo mental como uma relação triádica entre signo, objeto e interpretante (semiose). Estudos revelam que a comunicação entre o profissional da saúde e a pessoa assistida tem sido estabelecida de maneira descontextualizada; decorrente, muitas vezes, da ênfase que esse profissional atribui a realização do procedimento técnico-científico e aos protocolos pré-determinados. Propomos: 1. uma análise do processo de comunicação entre o profissional da saúde e a pessoa que requer cuidados, entendido como um processo que se pauta na ação do signo, ou semiose; 2. a elaboração de um plano de cuidado/tratamento como um processo projetivo diagramático que contempla múltiplas variáveis e que requer o auxílio dos raciocínios abdutivo, dedutivo e indutivo para realizar eficientemente seu propósito.

Biografia do Autor

Eunice Almeida da Silva, USP - Universidade de São Paulo

Profa. Dra.  da Escola de artes, ciências e humanidades da USP

Anderson Vinicius Romanini, USP - Universidade de São Paulo

Prof. Dr. da USP-Universidade de São Paulo

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Publicado

26/02/2015

Edição

Seção

Artigos