NATUREZA E CULTURA NA FOTOGRAFIA DE TIAGO SANTANA

Autores

  • Tércia Montenegro Lemos Universidade Federal do Ceará/ professora nível adjunto 4

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v13i1.7690

Palavras-chave:

Semiótica, Fotografia, Tiago Santana

Resumo

Nosso artigo, resultado de uma recente pesquisa em semiótica visual, pretende investigar a construção do sentido em imagens de autoria do fotógrafo cearense Tiago Santana. A semiótica, como teoria da relação, une termos – que podem ser unidades significantes de qualquer grandeza – do ponto de vista da significação. Assim, os componentes visuais de uma foto podem ser entendidos como termos constituintes de um sentido, na medida em que se põem numa dimensão relacional. Tais relações se articulam em diferentes níveis de análise, conforme sabemos pelo modelo da semiótica greimasiana, que indica procedimentos que vão desde a construção de um programa narrativo num percurso global (capaz de simular a geração de sentido da estrutura profunda à estrutura de superfície) até abrir espaço, mais recentemente, para as aplicações da semiótica tensiva, utilizada em nossa análise. Com fundamentação teórica também respaldada pelos estudos de Floch (1985), Pietroforte (2007) e Dondero (2008 e 2011), obtivemos resultados esclarecedores em torno da oposição fundamental humano/cultura vs. animal/natureza, observada na construção de um universo sertanejo em cinco fotografias de nosso corpus de base.

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Publicado

26/08/2015

Edição

Seção

Artigos