Um chapéu amarelo e um capuz vermelho. Uma leitura semiótica de <i>Chapeuzinho Amarelo</i> de Chico Buarque

Autores

  • Carolina Lindenberg Lemos USP – Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v6i1.922

Resumo

Na década de 1970, Chico Buarque publicou o livro infantil Chapeuzinho Amarelo, parodiando o conto popular Chapeuzinho Vermelho. Esta análise busca pôr em relevo as estruturas intertextuais de um e de outro, mostrando de que maneira se dão os empréstimos de elementos da narrativa e dos temas e figuras do texto clássico para o texto moderno. No texto tradicional, versão dos irmãos Grimmm, percebe-se como tema central a transgressão, mas segue paralelamente, como um pano de fundo, o tema do amadurecimento. Esse tema secundário virá para o primeiro plano em Chapeuzinho Amarelo. Recursos do plano da expressão lingüística/sonora e visual vão corroborar o caráter simbólico do embate entre Chapeuzinho Amarelo e o Lobo. Para completar a análise, propõe-se a investigação das ilustrações do texto de Chico Buarque, que trazem contribuições aos sentidos criados no texto escrito, reforçando a interpretação defendida neste trabalho. Palavras-chave: Semi-Simbolismo. Literatura Infantil. Chico Buarque. Chapeuzinho Vermelho.

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Publicado

10/07/2008

Edição

Seção

Artigos