Projeto Pet na escola

educação antirracista e antibullying através da arte e reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.19938

Palavras-chave:

Música, Poesia, Educação Antirracista, Educação Antibullying

Resumo

O presente artigo apresenta as análises desenvolvidas pelo projeto “Construindo meu futuro sem racismo, preconceito e bullying”, realizado em uma escola pública no Rio de Janeiro, por graduandos do Programa de Educação Tutorial: Movimentos Sociais da UFRJ, em parceria com integrantes do Laboratório de Pesquisa de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN-UFRJ). O objetivo do projeto foi, por meio das artes, promover um debate e reflexão entre os alunos do 1º e 2º anos sobre questões relacionadas ao antirracismo e ao antibullying. As atividades desenvolvidas foram apresentações coreografadas de poesias ou músicas, contendo uma ou todas as temáticas presentes. A estratégia metodológica foi a pesquisa-ação e os dados foram coletados através da observação, da anotação em cadernos de pesquisa. Podemos perceber como as crianças refletiram e debateram ideias voltadas para posturas e atitudes antirracistas e antibulliyng a partir das atividades, o que corrobora que a arte é um elemento potente para esse objetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jairo Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Professor Titular da UFRJ e Permanente dos programas de Pós-graduação em Educação e de História Comparada (UFRJ). Professor Visitante da Universidade de Aveiro, Portugal. Pós-doutorado em Educação da Universidade Federal do Pará.

Alicia Lopes Chagas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Movimentos sociais. Licencianda em Física da UFRJ.

Dandara de Jesus Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Movimentos sociais. Licencianda em Letras da UFRJ.

Gabriela de Araujo Sampaio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Movimentos sociais. Licenciada em Letras da UFRJ.

Mauricio Alexandre de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Movimentos sociais. Licenciando em Letras da UFRJ.).

Claudio Aroldo da Paixão Medeiros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Professor do Ensino Básico. Doutor em Educação (UFRJ).

Shirleia dos Santos Peixoto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Professora do Ensino Básico. Doutoranda em Educação (UFRJ).

Referências

ALMEIDA, S. L. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2018.

AZEVEDO, F. J. F.; CHAGAS, L. M. M.; BAZZO, J. L. S. Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético. Leitura: Teoria e Prática, Campinas, SP, v. 36, n. 74, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000300015. Acesso em: 15 jul. 2024.

COSTA, T. T.; QUEIROZ, M. V. O.; MUNIZ, E. A. Racismo e formação da subjetividade da pessoa negra: Antecedentes históricos e perspectivas da educação escolar. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 25, n. 00, p. e024004, 2024. DOI: 10.30715/doxa.v25i00.17976. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17976. Acesso em: 15 jul. 2024.

FERREIRA, J. M. P.; TELES, G. A.; ARAÚJO, R. L. A Lei 10.639/03 como orientação político-pedagógica para uma educação antirracista na escola: Possibilidades para decolonização do currículo. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.1, p. e023014, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.1.17939. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17939. Acesso em: 15 jul. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 67. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis-RJ :Vozes, 1997.

MINAYO, M. C. S.; GOMES, S. F. D.G. Pesquisa social: teoria método e criatividade. 26.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

PEREIRA MOTA, M. E.; SANTOS CRUZ, J. A. Mapeamento Sistemático da literatura sobre a Lei 10.639/03, do Parecer CNE/CP 3/2004 e seus impactos insatisfatórios na BNCC. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, p. e023006, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1244 . Disponível em: https://ouci.dntb.gov.ua/en/works/45vjNajl/. Acesso em: 15 jul. 2024.

SANTOS, M. A. "Pós-Durban": a importância da Conferência Mundial de Durban para o combate ao racismo no Brasil (2001-2014). 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) ─ Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

Publicado

30/12/2024

Como Citar

VIEIRA, J. J.; CHAGAS, A. L.; SOUZA, D. de J.; SAMPAIO, G. de A.; CARVALHO, M. A. de; MEDEIROS, C. A. da P.; PEIXOTO, S. dos S. Projeto Pet na escola: educação antirracista e antibullying através da arte e reflexão. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 25, n. 00, p. e024015, 2024. DOI: 10.30715/doxa.v25i00.19938. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/19938. Acesso em: 12 fev. 2025.