Projeto Pet na escola
educação antirracista e antibullying através da arte e reflexão
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.19938Palavras-chave:
Música, Poesia, Educação Antirracista, Educação AntibullyingResumo
O presente artigo apresenta as análises desenvolvidas pelo projeto “Construindo meu futuro sem racismo, preconceito e bullying”, realizado em uma escola pública no Rio de Janeiro, por graduandos do Programa de Educação Tutorial: Movimentos Sociais da UFRJ, em parceria com integrantes do Laboratório de Pesquisa de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN-UFRJ). O objetivo do projeto foi, por meio das artes, promover um debate e reflexão entre os alunos do 1º e 2º anos sobre questões relacionadas ao antirracismo e ao antibullying. As atividades desenvolvidas foram apresentações coreografadas de poesias ou músicas, contendo uma ou todas as temáticas presentes. A estratégia metodológica foi a pesquisa-ação e os dados foram coletados através da observação, da anotação em cadernos de pesquisa. Podemos perceber como as crianças refletiram e debateram ideias voltadas para posturas e atitudes antirracistas e antibulliyng a partir das atividades, o que corrobora que a arte é um elemento potente para esse objetivo.
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