Racismo e formação da subjetividade da pessoa negra

Antecedentes históricos e perspectivas da educação escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.17976

Palavras-chave:

Racismo, Subjetividade, Construção social da identidade étnica, Educação, Educação antirracista

Resumo

A formação da subjetividade da pessoa negra, no Brasil, é afetada pelo racismo e valores colonialistas. Diante disso, esse estudo tem como objetivo descrever sobre o racismo e a formação da subjetividade da pessoa negra, pensando sobre a educação escolar como espaço de possibilidades de práticas antirracistas. É um ensaio teórico reflexivo valendo-se da pesquisa bibliográfica. Observamos que a escola deve alcançar um pensamento crítico que proporcione aos estudantes o entendimento das estruturas sociais de manutenção de poder e o esforço subversivo pela alteração do status quo embranquecido. É necessário reagir criticamente ao engessamento do ensino e o comprometimento com uma educação antirracista, diversa e inclusiva. Concluímos que a educação poderá ser um recurso potente para o irromper da pessoa negra enquanto ser humano integral, com a autoestima elevada e com um ideal que tenha como referência seu próprio rosto.

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Biografia do Autor

Thalita Terto Costa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde – Centro de Ciências da Saúde.

Maria Veraci Oliveira Queiroz, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará - Centro de Ciências da Saúde.

Emanoel Avelar Muniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Enfermeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Acaraú.

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Publicado

28/05/2024

Como Citar

COSTA, T. T.; QUEIROZ, M. V. O.; MUNIZ, E. A. Racismo e formação da subjetividade da pessoa negra: Antecedentes históricos e perspectivas da educação escolar. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 25, n. 00, p. e024004, 2024. DOI: 10.30715/doxa.v25i00.17976. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17976. Acesso em: 8 dez. 2024.

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