Políticas de combate à pandemia da Covid 19, democracia sanitária e direito à saúde

Introdução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.v29i2.19548

Resumo

Este dossiê está circunstanciado na discussão sobre políticas de combate à pandemia da Covid 19 em diferentes países, tendo como referenciais normativos princípios de democracia sanitária e direito à saúde. Buscamos aqui explorar diversas facetas da resposta brasileira à Covid 19, especialmente, aquelas conectadas com democracia, ciência e os princípios do Sistema Único de Saúde - SUS, a fim de investigar mais a fundo as lições que podemos depreender daquele momento de emergência. Ainda que muito se tenha escrito sobre a Covid, sobretudo, no calor do momento da crise sanitária, acreditamos que resta muita reflexão ainda a ser feita a respeito de como o Brasil enfrentou a maior crise sanitária do século 21: como entender os sucessos e fracassos no enfrentamento à Covid? Como devemos nos preparar para as próximas emergências, que certamente virão? Em que medida os pilares do SUS e sua tradição participativa e democrática podem nos fornecer saídas para crises como essas, e como proteger esse legado?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marko Monteiro, Professor Associado do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas – (UNICAMP), SP, Brasil.

Marko Monteiro é doutor em Ciências Sociais (Universidade Estadual de Campinas, 2005). Realizou pós-doutorado na Universidade do Texas em Austin (2006-2008) e na Universidade de Campinas (2009), ambos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas. Os seus interesses de investigação centram-se nos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESCT) e na Antropologia da Ciência e da Tecnologia. Já trabalhou com temas como controvérsias sociotécnicas; etnografias da prática científica interdisciplinar; e representação visual na ciência. Atualmente conduz pesquisas relacionadas à governança da ciência no Brasil, com foco especial em Pesquisa e Inovação Responsável (RRI) e na resposta brasileira à Covid-19. É também líder do GEICT – Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia (https://www.geict.com.br/)

Publicado

01/11/2024

Como Citar

LEAL, S.; MONTEIRO, M. Políticas de combate à pandemia da Covid 19, democracia sanitária e direito à saúde: Introdução. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 29, n. 2, 2024. DOI: 10.52780/res.v29i2.19548. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/19548. Acesso em: 9 dez. 2024.