A Covid-19 no Brasil

governança e políticas da expertise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.v29i2.18926

Palavras-chave:

Covid-19, Expertise, Risco, Governança da ciência

Resumo

Este artigo analisa a resposta brasileira à Covid-19, com foco no papel da ciência e da expertise nas decisões técnicas tomadas ao longo da pandemia. Com base na discussão bibliográfica recente, além de análise de documentos e notícias sobre o desenrolar da pandemia, analisaremos características da governança da crise tendo em vista a necessidade de 1) explorar as limitações do conceito de negacionismo para compreender a governança da pandemia pelo governo brasileiro; e 2) descrever as formas ativas de inação e produção de caos como estratégia política. Concluímos que houve uma grande efetividade na propagação de incertezas (políticas e técnicas) sobre aspectos do consenso científico nacional e global, como parte da estratégia tanto científica quanto política dos atores governamentais. Tais incertezas ajudaram, ainda, a colocar em xeque os padrões mais usuais e tecnocráticos de relação entre expertise e política no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marko Monteiro, Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas – (UNICAMP), SP, Brasil

Marko Monteiro é doutor em Ciências Sociais (Universidade Estadual de Campinas, 2005). Realizou pós-doutorado na Universidade do Texas em Austin (2006-2008) e na Universidade de Campinas (2009), ambos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas. Os seus interesses de investigação centram-se nos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESCT) e na Antropologia da Ciência e da Tecnologia. Já trabalhou com temas como controvérsias sociotécnicas; etnografias da prática científica interdisciplinar; e representação visual na ciência. Atualmente conduz pesquisas relacionadas à governança da ciência no Brasil, com foco especial em Pesquisa e Inovação Responsável (RRI) e na resposta brasileira à Covid-19. É também líder do GEICT – Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia (https://www.geict.com.br/)

Publicado

01/11/2024

Como Citar

MONTEIRO, M.; DI GIULIO, G. A Covid-19 no Brasil: governança e políticas da expertise. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 29, n. 2, 2024. DOI: 10.52780/res.v29i2.18926. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/18926. Acesso em: 9 dez. 2024.