Entre associativismo e regimes de engajamento: reflexões acerca do conceito de inovação social para pensar políticas públicas de inovação

Autores

  • Sayonara Leal UnB – Universidade de Brasília. Departamento de Sociologia. Brasília – DF – Brasil.
  • Eduardo Raupp de Vargas UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto COPPEAD de Administração. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Palavras-chave:

Inovação social, Políticas públicas de inovação, Lógicas de ação, Associativismo,

Resumo

O objetivo deste trabalho é revisitar o conceito de inovação social e discutir suas implicações para políticas públicas de inovação. Os efeitos dessas políticas permitem questionar quais alternativas podem ser mais eficazes no direcionamento da inovação para a solução de problemas econômicos e sociais que pode contrastar com concepções sistêmicas de inovação. É neste ponto que o conceito de inovação social pode tanto constituir base da crítica de políticas de inovação como apontar elementos para seu avanço. Com base em análise documental e revisão da literatura, analisamos o quadro de políticas de C&T&I no Brasil, ao longo do Governo Lula, apontando a necessidade de um conceito de inovação social que articule demandas sociais e econômicas. Contemplamos aspectos organizacionais, normativos e associativos que justifiquem o impulso às inovações sociais, assim como os regimes de engajamento de atores sociais na configuração de experiências socialmente inovativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sayonara Leal, UnB – Universidade de Brasília. Departamento de Sociologia. Brasília – DF – Brasil.

Sayonara Leal, doutora em Sociologia. Professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília - UnB.

Eduardo Raupp de Vargas, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto COPPEAD de Administração. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Professor do Departamento de Administração da Universidade de Brasília - UnB. Pesquisador na área de Economia da Inovação e Serviços.

Downloads

Publicado

14/01/2015

Como Citar

LEAL, S.; VARGAS, E. R. de. Entre associativismo e regimes de engajamento: reflexões acerca do conceito de inovação social para pensar políticas públicas de inovação. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 19, n. 37, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/6276. Acesso em: 29 mar. 2024.