Entre associativismo e regimes de engajamento: reflexões acerca do conceito de inovação social para pensar políticas públicas de inovação

Autores/as

  • Sayonara Leal UnB – Universidade de Brasília. Departamento de Sociologia. Brasília – DF – Brasil.
  • Eduardo Raupp de Vargas UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto COPPEAD de Administração. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Palabras clave:

Inovação social, Políticas públicas de inovação, Lógicas de ação, Associativismo,

Resumen

O objetivo deste trabalho é revisitar o conceito de inovação social e discutir suas implicações para políticas públicas de inovação. Os efeitos dessas políticas permitem questionar quais alternativas podem ser mais eficazes no direcionamento da inovação para a solução de problemas econômicos e sociais que pode contrastar com concepções sistêmicas de inovação. É neste ponto que o conceito de inovação social pode tanto constituir base da crítica de políticas de inovação como apontar elementos para seu avanço. Com base em análise documental e revisão da literatura, analisamos o quadro de políticas de C&T&I no Brasil, ao longo do Governo Lula, apontando a necessidade de um conceito de inovação social que articule demandas sociais e econômicas. Contemplamos aspectos organizacionais, normativos e associativos que justifiquem o impulso às inovações sociais, assim como os regimes de engajamento de atores sociais na configuração de experiências socialmente inovativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sayonara Leal, UnB – Universidade de Brasília. Departamento de Sociologia. Brasília – DF – Brasil.

Sayonara Leal, doutora em Sociologia. Professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília - UnB.

Eduardo Raupp de Vargas, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto COPPEAD de Administração. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Professor do Departamento de Administração da Universidade de Brasília - UnB. Pesquisador na área de Economia da Inovação e Serviços.

Publicado

14/01/2015

Cómo citar

LEAL, S.; VARGAS, E. R. de. Entre associativismo e regimes de engajamento: reflexões acerca do conceito de inovação social para pensar políticas públicas de inovação. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 19, n. 37, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/6276. Acesso em: 26 dic. 2024.