Análise ambiental do comércio bilateral Brasil-China segundo as emissões de CO2

Autores

  • Marcelo F. Mazzero Doutorado em Economia Aplicada. USP – Universidade de São Paulo. ESALQ – Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" – Pós-Graduação em Economia Aplicada. Piracicaba – SP – Brasil.
  • Luciana Togeiro de Almeida UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Economia. Araraquara – SP – Brasil.
  • Silvia Helena Galvão de Miranda USP – Universidade de São Paulo. ESALQ – Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" – Departamento de Economia, Administração e Sociologia. Piracicaba – SP – Brasil.

Palavras-chave:

Brasil, China, Comércio, Meio ambiente, Emissões de CO2,

Resumo

A relação comercial entre o Brasil e a República Popular da China alterou-se drasticamente desde a década de 1990. O Brasil especializou-se em produtos primários e a China, em produtos com tecnologia incorporada. Outra constatação preocupante é o aumento da dependência das exportações (totais) do Brasil com destino ao mercado chinês, que atingiram 20,5% em 2011. No que concerne à pressão das exportações sobre o ecossistema, os indicadores físicos aqui propostos segundo uma nova abordagem - (i) intensidade-carbono das exportações (ICX) e (ii) índice de emissões de carbono das exportações (IECX) - apontam para o mesmo sentido negativo de impacto ambiental dos indicadores tradicionalmente utilizados pela literatura de comércio internacional. De outro modo, depreende-se do ICX um aumento do volume absoluto de emissões de CO2 durante todo o período de análise; e do IECX, uma redução relativa da intensidade-carbono das exportações no comércio bilateral Brasil-China, o que tende a amenizar o saldo negativo destes indicadores. Além disso, com base principalmente no ICX, há indícios de que o Brasil ainda trilha um caminho incerto quanto a uma economia de baixo carbono, o que implica postergar a conciliação com um desenvolvimento ambientalmente sustentável.

Downloads

Edição

Seção

Artigos